Nasofibroscopia em São Paulo

Nasofibroscopia

A nasofibroscopia é um exame voltado para as vias aéreas superiores. Seu intuito principal é localizar e distinguir doenças presentes nessa região em específico. Assim, esse teste inclui o nariz, a faringe e a laringe.

Apesar de ser bem simples, esse exame exige profissionais qualificados e alguns recursos. A Clínica São Francisco, localizada em São Paulo é referência em nasofibroscopia.

Para que serve esse exame?

Ele é bastante indicado por profissionais otorrinolaringologistas, tendo em vista sua eficácia. É feito para diagnosticar inúmeras doenças na cavidade nasal, laringe e faringe. Dentre essas alterações estão:

  • Desvios de septo nasal;
  • Sinusite;
  • Sangramentos nasais;
  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Distúrbios do olfato;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Distúrbios do paladar;
  • Rinite;
  • Apneia do sono;
  • Presença de corpos estranhos nas vias aéreas;
  • Lesões ou tumores localizados na região do nariz e da garganta.

Como ele é feito?

Para realizar esse exame, é necessário utilizar um equipamento chamado nasofibroscópio, que consiste em um tubo por onde passa uma fibra ótica. Ela contém uma câmera que torna possível visualizar a região interna do nariz e suas estruturas adjacentes.

Além disso, em conjunto é usado um computador que será responsável por registrar as imagens capturadas. Assim, esses elementos ajudam a identificar a anatomia dessa área com precisão.

Ainda, contribuem na observação da cavidade nasal por meio de um ângulo e iluminação adequados.

O teste faz uma varredura em áreas bem específicas. Dentre elas estão a rinofaringe, orofaringe e hipofaringe. Essa característica é determinante na obtenção de um diagnóstico correto.

Não é necessário nenhum preparo especial para realizar esse teste. Porém, é indicado que o indivíduo esteja pelo menos a 2 horas sem ingerir alimento. Isso ajuda a combater a presença de náuseas e vômitos.

No entanto, caso o indivíduo (criança e idoso principalmente) necessita de sedação, é necessário a presença de um responsável. Isso é importante para evitar acidentes, já que dirigir depois desse exame não é recomendado.

Também, quando houver, é preciso remover as próteses dentárias antes de realizar o teste. Caso o indivíduo tome algum medicamento anticoagulante, ele deve ter uma atenção especial. Isso porque é muito mais fácil ocorrer algum tipo de sangramento durante o processo.

Com relação às contraindicações, elas são quase inexistentes. Apenas em casos raros, o especialista pode não recomendar determinado indivíduo para fazer o teste.

O exame como um todo demora cerca de 15 minutos apenas. Na grande maioria das vezes, o profissional administra um anestésico local. Ele ameniza um possível desconforto durante o teste.

A nasofibroscopia é realizada pela equipe da Clínica São Francisco, em São Paulo. Essa é uma instituição renomada por realizar inúmeros procedimentos, inclusive esse em questão.

Unidade I - Carlos de Campos

Av. Carlos de Campos, 509, Pari São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95032-3231 Icon Telefone   (11) 2696-3155

Unidade II - imbaúba

Rua Imbaúba, 78 - Pari São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95032-3231 Icon Telefone   (11) 2696-3155

Unidade III - TUCURUVI

Rua Guapira, 271 - Tucuruvi São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95021-5955 Icon Telefone   (11) 2982-9000
Mamografiamini

Mamografia

É o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

SAIBA MAIS
Nasofibroscopia mini

Nasofibroscopia

Mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.

SAIBA MAIS
Ultrassonografia mini

Ultrassonografia

Exame de imagem que serve para visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo.

SAIBA MAIS
cartão Saúde

Com ele, você paga até 50% no valor da consulta com qualquer especialidade e economiza até 50% na realização de diversos exames.

Saiba mais sobre o Cartão Saúde

Últimas do Blog

Icon WhatsApp  UNIDADE - PARI Icon WhatsApp   UNIDADE TUCURUVI
cartão Saúde