A espirometria, mais conhecida como teste de sopro, tem como principal função mensurar a atividade pulmonar. O exame quantifica todo o ar que foi soprado e a sua respectiva velocidade.
Com isso, é possível observar o volume e o fluxo de ar que entra e sai do pulmão. O procedimento é relativamente simples e acontece com a ajuda de um equipamento chamado espirômetro.
Caso seja identificada alguma alteração, é comum que outros exames sejam solicitados. A região de São Paulo abriga uma das instituições referência em espirometria, a Clínica São Francisco.
Como ele avalia a atividade pulmonar, pode identificar doenças como asma, DPOC e alergias respiratórias. Alguns sintomas que podem fazer o médico pedir esse teste são:
Ainda, se o indivíduo apresentar respiração ofegante com as seguintes características:
Com isso, o exame de espirometria pode ser solicitado nas seguintes situações:
Ainda que seja um exame simples, existem algumas contraindicações. A principal delas é referente a pessoas que sofreram AVC ou infarto. Acontecimentos como esses nos últimos 2 a 3 meses antes da realização do teste devem sempre ser reportados.
Sim. No entanto, são cuidados muito simples. Veja os mais indicados pelos profissionais:
Esse teste deve sempre ser realizado por profissionais capacitados. A Clínica São Francisco em São Paulo possui os melhores especialistas quando o assunto é espirometria. Além disso, essa instituição é uma grande referência nesse tipo de exame.
Av. Carlos de Campos, 509, Pari São Paulo
(11) 95032-3231 (11) 2696-3155Mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.
SAIBA MAISExame de imagem que serve para visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo.
SAIBA MAIS