Esse é um exame de rotina voltado para prevenção de patologias. Com ele, o médico consegue identificar inúmeras doenças, inclusive câncer. Portanto, o teste pode ser solicitado quando há presença dos seguintes sintomas:
A Endoscopia Digestiva Alta é feita com a ajuda de sedativos intravenosos. Isso é importante, tendo em vista que esse procedimento pode causar náuseas.
O profissional que vai realizar o teste coloca um protetor de boca para que o endoscópio não seja mordido. Durante todo o procedimento são observados fatores como oxigenação e frequência cardíaca.
Depois de inserido, o endoscópio passa pelo esôfago e pelo estômago, de modo a chegar na região do duodeno. Em seguida, são capturadas as imagens, transmitidas para o equipamento principal.
A vantagem desse exame é que ele pode tratar ou remover várias lesões na hora. Isso evita a necessidade de algum procedimento cirúrgico no futuro. Quando é o caso, o teste também é usado para fazer biópsias.
Na realidade, só existe uma exigência. Quem for fazer esse exame precisa estar acompanhado de um adulto. Isso é fundamental, tendo em vista que o teste envolve o uso de sedativos.
Assim, pode ser que ao final do processo, haja dificuldades em se locomover. Também, é comum o indivíduo apresentar sonolência por um certo tempo. Por essa razão, dirigir após o exame não é recomendado.
Com relação ao preparo antes do teste, tudo é muito simples. É indicado que o indivíduo faça uma dieta leve no dia anterior, evitando comer alimentos que não são digeridos facilmente.
O estômago deve estar vazio. Isso é necessário para que os órgãos possam ser vistos e analisados com uma maior precisão. Para tal, é recomendado um jejum de oito horas antes da execução do exame.
Em determinadas situações, é possível que o médico peça para suspender algum medicamento. Isso só se houver riscos de alteração na coagulação sanguínea.
No geral, não há quaisquer contraindicações para realização desse teste. No entanto, algumas condições devem sempre ser comunicadas ao médico em questão. Principalmente quando relacionadas a problemas respiratórios, cardíacos ou neurológicos.
De qualquer modo, é fundamental que o local a ser feito o exame tenha uma boa estrutura de atendimento. A Clínica São Francisco em São Paulo, é uma das grandes referências no estado na realização de endoscopia digestiva alta.
Av. Carlos de Campos, 509, Pari São Paulo
(11) 95032-3231 (11) 2696-3155Mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.
SAIBA MAISExame de imagem que serve para visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo.
SAIBA MAIS