Endoscopia Digestiva Alta em São Paulo

Endoscopia Digestiva Alta

Esse é um exame de rotina voltado para prevenção de patologias. Com ele, o médico consegue identificar inúmeras doenças, inclusive câncer. Portanto, o teste pode ser solicitado quando há presença dos seguintes sintomas:

  • Azia;
  • Náuseas e vômitos frequentes;
  • Fezes escuras;
  • Vômitos acompanhado de traços de sangue;
  • Refluxo;
  • Dor na parte superior do abdômen;
  • Anorexia;
  • Perda de peso sem qualquer motivo aparente.

Como esse exame é feito?

A Endoscopia Digestiva Alta é feita com a ajuda de sedativos intravenosos. Isso é importante, tendo em vista que esse procedimento pode causar náuseas.

O profissional que vai realizar o teste coloca um protetor de boca para que o endoscópio não seja mordido. Durante todo o procedimento são observados fatores como oxigenação e frequência cardíaca.

Depois de inserido, o endoscópio passa pelo esôfago e pelo estômago, de modo a chegar na região do duodeno. Em seguida, são capturadas as imagens, transmitidas para o equipamento principal.

A vantagem desse exame é que ele pode tratar ou remover várias lesões na hora. Isso evita a necessidade de algum procedimento cirúrgico no futuro. Quando é o caso, o teste também é usado para fazer biópsias.

Existe algum pré-requisito para realizar uma endoscopia digestiva alta?

Na realidade, só existe uma exigência. Quem for fazer esse exame precisa estar acompanhado de um adulto. Isso é fundamental, tendo em vista que o teste envolve o uso de sedativos.

Assim, pode ser que ao final do processo, haja dificuldades em se locomover. Também, é comum o indivíduo apresentar sonolência por um certo tempo. Por essa razão, dirigir após o exame não é recomendado.

Com relação ao preparo antes do teste, tudo é muito simples. É indicado que o indivíduo faça uma dieta leve no dia anterior, evitando comer alimentos que não são digeridos facilmente.

O estômago deve estar vazio. Isso é necessário para que os órgãos possam ser vistos e analisados com uma maior precisão. Para tal, é recomendado um jejum de oito horas antes da execução do exame.

Em determinadas situações, é possível que o médico peça para suspender algum medicamento. Isso só se houver riscos de alteração na coagulação sanguínea.

Tempo de duração do exame e contraindicações

No geral, não há quaisquer contraindicações para realização desse teste. No entanto, algumas condições devem sempre ser comunicadas ao médico em questão. Principalmente quando relacionadas a problemas respiratórios, cardíacos ou neurológicos.

De qualquer modo, é fundamental que o local a ser feito o exame tenha uma boa estrutura de atendimento. A Clínica São Francisco em São Paulo, é uma das grandes referências no estado na realização de endoscopia digestiva alta.

Unidade I - Carlos de Campos

Av. Carlos de Campos, 509, Pari São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95032-3231 Icon Telefone   (11) 2696-3155

Unidade II - imbaúba

Rua Imbaúba, 78 - Pari São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95032-3231 Icon Telefone   (11) 2696-3155

Unidade III - TUCURUVI

Rua Guapira, 271 - Tucuruvi São Paulo

Icon WhatsApp   (11) 95021-5955 Icon Telefone   (11) 2982-9000
Mamografiamini

Mamografia

É o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

SAIBA MAIS
Nasofibroscopia mini

Nasofibroscopia

Mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.

SAIBA MAIS
Ultrassonografia mini

Ultrassonografia

Exame de imagem que serve para visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo.

SAIBA MAIS
cartão Saúde

Com ele, você paga até 50% no valor da consulta com qualquer especialidade e economiza até 50% na realização de diversos exames.

Saiba mais sobre o Cartão Saúde

Últimas do Blog

Icon WhatsApp  UNIDADE - PARI Icon WhatsApp   UNIDADE TUCURUVI
cartão Saúde