Popularmente conhecido como EEG, esse teste serve para analisar a atividade elétrica do cérebro. É um exame simples e indolor, onde os sinais elétricos são registrados em um papel para posterior diagnóstico.
O estado de São Paulo é referência na realização de eletroencefalograma, graças a Clínica São Francisco. Esse exame dura cerca de 1 ou 2 horas, sendo o tempo mínimo de 20 minutos. Apesar de ser relativamente rápido, ele requer uma boa estrutura.
Ele pode ajudar no diagnóstico de diversas doenças. Dentre as mais famosas estão:
Além disso, esse teste pode ter um papel fundamental no acompanhamento de determinados procedimentos cirúrgicos. Pode ainda, atuar na identificação de condições presentes na medula espinhal e no sistema nervoso em geral.
O interessante desse exame é que ele quase não possui contraindicações. Por não ser invasivo, até gestantes podem realizá-lo. Agora, pessoas que possuem seborreia aguda ou infecções no couro cabeludo nem sempre estão aptas para tal.
Ele geralmente é realizado por um técnico em EEG. Assim, eletrodos são espalhados por todo o couro cabeludo com a ajuda de uma espécie de pasta condutora. Ela atua mantendo a fixação e, também, na captação dos sinais elétricos.
Em seguida, os eletrodos são conectados a um equipamento de gravação. Ele irá alternar os sinais elétricos e esses poderão ser observados por um monitor ou pelo registro em papel. Algumas pessoas podem sentir uma leve tontura após o exame.
No entanto, isso é normal e não deve ser sinal de preocupação. A Clínica São Francisco em São Paulo possui todos os recursos necessários para prestar qualquer atendimento necessário durante o encefalograma.
Apesar de esse ser um teste muito seguro, algumas pessoas ficam mais suscetíveis a imprevistos. Epilepsia e convulsões em geral, são bons exemplos. Caso aconteça um evento do tipo, o profissional estará devidamente preparado.
A resposta é sim. Existem alguns fatores que podem interferir no resultado preciso do encefalograma. Por essa razão, é necessário se atentar a eles:
Por último, esse é um exame que não possui um padrão de periodicidade. No entanto, pessoas que possuem algum tipo de distúrbio neurológico, costuma realizá-lo com mais frequência. Caso contrário, ele só é feito pouquíssimas vezes durante a vida de um indivíduo.
Av. Carlos de Campos, 509, Pari São Paulo
(11) 95032-3231 (11) 2696-3155Mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira.
SAIBA MAISExame de imagem que serve para visualizar qualquer órgão ou tecido do corpo.
SAIBA MAIS