Por:
Clínica São Francisco | 20 de Março de 2018
O Dr. Rafael Alves Cordeiro, especialista em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e médico da Clínica São Francisco, esclarece:
As infiltrações em Reumatologia, quando bem indicadas, podem ser aliadas no tratamento de diversas condições dolorosas como, por exemplo, artroses, artrites e bursites.
As duas principais medicações utilizadas nas infiltrações em Reumatologia são os corticoides e o ácido hialurônico (viscossuplementação).
Infiltrações com corticoide
Os corticoides podem ser infiltrados nas articulações como auxílio para o tratamento de casos de artrose e de artrite. Também podem ser aplicados em estruturas inflamadas que ficam fora das articulações, as quais chamamos de partes moles, como as bursas (bursites) e bainhas tenossinoviais (tenossinovites).
Uma das vantagens do uso intra-articular dos corticoides é o seu pequeno efeito sistêmico em comparação com os corticoides administrados por via oral ou aplicados por via intramuscular. Isso significa que a medicação infiltrada na articulação apresenta efeitos anti-inflamatórios predominantemente locais com baixo risco de efeitos colaterais generalizados como hipertensão, diabetes, catarata e osteoporose.
Infiltrações com ácido hialurônico (Viscossuplementação)
A viscossuplementação corresponde à infiltração intra-articular do ácido hialurônico. O hialuronato de sódio é uma substância encontrada naturalmente no líquido sinovial (líquido viscoso lubrificante que fica dentro das articulações e que protege a cartilagem articular). Na artrose (osteoartrose/osteoartrite), ocorrem diversas alterações articulares, dentre as quais a redução da concentração de ácido hialurônico no líquido sinovial. Nesse sentido, existem estudos1 que demonstram que a infiltração de ácido hialurônico nas articulações que sofrem com artrose apresenta efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores (proteção da cartilagem articular).
As articulações mais frequentemente infiltradas com ácido hialurônico são os joelhos. Este tratamento pode ser repetido em intervalos regulares ou de acordo com o retorno dos sintomas articulares, desde que respeitado um intervalo mínimo a ser discutido com o médico reumatologista.
Na Clínica São Francisco, o Dr. Rafael Alves Cordeiro realiza os seguintes procedimentos reumatológicos:
- Infiltração de Joelhos: Corticoide ou Ácido Hialurônico (Viscossuplementação)
- Infiltração de Bursite de Ombros (Bursite Subacromial): Corticoide
- Infiltração de Bursite Trocantérica: Corticoide
- Infiltração de Dedo em Gatilho: Corticoide
- Infiltração de Bursite Anserina: Corticoide
- Infiltração de Cotovelo: intra-articular e epicondilites: Corticoide
- Infiltração de Punhos: Corticoide
- Infiltração de Metacarpofalangeanas e Interfalangeanas: Corticoide
- Infiltração para Síndrome do Túnel do Carpo: Corticoide
- Agulhamento Miofascial
A duração do benefício das infiltrações é variável e o efeito tende a ser melhor e mais duradouro quando este método é associado a uma abordagem multidisciplinar e multi-intervencional, que pode incluir, de acordo com cada caso, uso de medicações analgésicas e condropotetoras orais, fisioterapia, uso de órteses, perda de peso e correções ergonômicas.
Além das infiltrações, o reumatologista pode realizar punção articular diagnóstica com o objetivo de enviar o líquido obtido de dentro da articulação para análise em laboratório. Isto é necessário na investigação de algumas condições como, por exemplo, na suspeita de infecção articular (artrite séptica/pioartrite).
Ao fazer sua avaliação com um reumatologista, pergunte se o seu caso pode se beneficiar com algum procedimento reumatológico.
Referências:
1. Cooper C, Rannou F, Richette P, Bruyère O, Al-Daghri N, Altman RD, et al. Use of Intraarticular Hyaluronic Acid in the Management of Knee Osteoarthritis in Clinical Practice. Arthritis Care Res (Hoboken). 2017;69(9):1287-96.